Nosso ambiente

Sistemas Agroflorestais: uma chance para a natureza

 A área entre vale do rio Paraíba e do rio Guandu, no interior do Rio de Janeiro, já foi recoberta por um Mata Atlântica exuberante. Essa região antigamente rica em biodiversidade é hoje o local que reúne um dos mais belos patrimônios históricos do Brasil: as fazendas do Vale do Café. Essas fazendas foram durante o séc XIX, palco da monocultura cafeeira. Hoje, contrastando com a arquitetura preservada, podemos encontrar,  no Vale do Café, áreas degradadas e com efeitos da erosão.

Estive recentemente na sede do Projeto Novo Horizonte – PNH1 -, que é uma  iniciativa da ONG Floresta Brasil, patrocinado pela Petrobrás,  no município de Eng° Paulo de Frontin. Uma das ações do Projeto é utilizar as técnicas de agrofloresta desenvolvidas por Ernst Goetch para recuperar a Mata Atlântica das fazendas históricas do Vale do Café.

Para estimular a participação dos proprietários rurais, a ONG não cobra para ensinar as técnicas de reflorestamento. Segundo o coordenador do projeto André Rívola, foram desenvolvidas técnicas simples, baratas e eficazes para comprovar que é possível recuperar áreas que foram agredidas pela agricultura não-sustentável.

A técnica da agrofloresta consiste em plantar árvores e arbustos, junto com cultivos agrícolas rápidos, obtendo uma produção variada ao longo do tempo. Não se utiliza pesticidas ou fertilizantes, pois as próprias plantas são encarregadas de nutrir a terra com matéria orgânica. Esse método tenta replicar o processo sucessão natural, estratégia usada pela natureza para aumentar a vida e melhorar o solo.

O cultivo de agroflorestas já é uma realidade em vários locais do país. Histórias de sucesso, seja em grandes propriedes rurais como as fazendas do Vale do Café, ou em sítios de pequenos agricultores, podem ser encontradas em vários sites e revistas ambientais do Brasil. Por utilizar um método que permite a produção de alimento e matéria prima ao mesmo tempo em que preserva a natureza, as agroflorestas surgem como uma importante forma de manter vivo os ecossistemas brasileiros e acabar com a fome nas comunidades rurais.

 Para saber mais sobre agroflorestas:

www.agrofloresta.net

www.agroecologia.org.br

www.sbsaf.org.br

Sobre o Vale do Café:

www.fazendasdobrasil.com/preservale.php

Projeto Novo Horizonte:

www.projetonovohorizonte.org.br

Documentário “Nesse Chão Tudo Dá”:

Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=T2xDkCO8IK8&feature=related

Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=4f9VqmUQBlw&feature=related

 

Galeria de fotos da sede do Projeto Novo Horizonte e implantação da ilha florestal na Fazenda Chacrinha:

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s