É o que?

Beleza Natural

 

 

Não sei de onde tirei essa imagem!

Nós mulheres somos vaidosas por natureza, mas isso não significa que precisamos consumir inúmeros produtos em prol da beleza. Muitas vezes aquele produto milagroso se esconde na estante da cozinha, ou até mesmo dentro da geladeira.

Como uma fiel adepta das receitinhas de beleza caseiras do tempo da vovó, vou repassar aqui umas dicas que caçei na internet. Vale a pena testar! Se elas funcionam ou não, eu creio que sim, afinal, de onde você acha que vem a matéria prima dos cremes caríssimos? Agora, eu só não garanto como vai ficar o cheiro do cabelo!

Hidratar, clarear e afinar a pele do joelho, cotovelo, axila e virilha. Coloque uma colher de sobremesa de manteiga de karité em um potinho, adicione uma colher de sopa de semente de gergelim ou semente de linhaça e misture bem. Friccione com as mãos nas regiões e deixe agir por cinco minutos. Lave suavemente com sabonete líquido, seque e hidrate com creme de manteiga de karité. Freqüência: uma vez por semana. 

Hidratação para cabelos tingidos, com reflexo ou luzes. Aplique uma máscara capilar de manteiga de karité em toda a extensão dos fios, evitando contato com a raiz. Envolva os cabelos com papel-alumínio com a parte luminosa em contato com os fios. Deixe agir por 20 a 30 minutos. Lave e enxágüe com xampu e condicionador indicados para o seu tipo de cabelo. Freqüência: uma vez por semana ou sempre que sentir necessidade.

Lifting facial caseiro. Lave o rosto com sabonete neutro e em seguida aplique uma compressa de gaze umedecida em chá de camomila gelado. Deixe agir por cinco minutos. Depois aplique uma máscara feita com clara de ovo levemente batida. Retire com água gelada após 15 minutos. Freqüência: uma vez por semana ou sempre que sentir necessidade.

Compressa contra olheiras. Uma alternativa caseira é utilizar água morna, alternada com água bem gelada ao lavar o rosto. A água quente é vasodilatadora, e a água gelada é vasoconstritora, o que provoca um choque térmico, ativando a circulação e acalmando assim a região dos olhos. Freqüência: pode ser feito diariamente.

Para cabelos secos e sem brilho. Experimente, depois do shampoo, e antes do amaciador, passar um pouco de azeite nas pontas! Não só hidrata e nutre, como ainda por cima lhe dará mais brilho! (Não se esqueça é de o retirar cuidadosamente, com água quente, antes de colocar o amaciador.)

Para a pele do rosto seca. Experimente a seguinte mistura: junte uma colher de sopa de mel a uma gema de ovo. Mexa bem e coloque a mistura 5 minutos sobre a face! Retire muito bem com àgua tépida, e veja a diferença!

Para estrias. Passe todos os dias sobre as mesmas óleo de amêndoas. Isto não só vai dificultar o surgimento de mais, como ajuda a “disfarçar” as existentes!

Peeling Natural. Misturar germe de trigo ou flocos de aveia a uma colher de chá de sobremesa de mel forma uma parceria esperta para amaciar a pele do rosto. O mel é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo em que alimenta a pele, remove, com delicadeza, as impurezas da superfície. Os cereais promovem uma esfoliação mais suave do que os grãos de açúcar ou fubá, sem irritar, além de ser boa fonte de vitaminas.

Para esfoliar o corpo. Junte ao seu gel de banho 2 colheres de açucar. Passe esta mistura suavemente sobre a sua pele, especialmente nas zonas mais àsperas, como os joelhos e os cotovelos! Verá o quão suave ficará a sua pele!

Pele Oleosa  

  • 1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
  • 1 clara de ovo batida em ponto de neve
  • 1 colher de sopa de sementes de erva-doce
  • folhas frescas de hortelã

Misturar levemente as claras ao iogurte e acrescentar as sementes de erva-doce. Aplicar no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de hortelã. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Pele Manchada  

  • 1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
  • 1 colher de sopa de aveia em pó
  • 1 colher de sopa de polpa de mamão papaia passada na peneira
  • folhas frescas de alecrim

Misturar levemente a aveia em pó e a polpa de mamão papaia ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de alecrim. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Leite de limpeza herbal para pele oleosa. A pele oleosa necessita de limpeza profunda para retirar o excesso de oleosidade. No entanto, evite adstringentes fortes, que podem ressecá-la. Adstringentes herbais suaves controlam a oleosidade e fecham temporariamente os poros. Esta loção de lavanda e hortelã limpa a pele sem ressecá-la.

– 125 ml de iogurte natural desnatado
– 125 ml de água
– 2 colheres de sopa de lavanda seca
– 1 colher de sopa de hortelã seca
Misture os ingredientes num pote de vidro com capacidade para meio litro e deixe em infusão de um dia para o outro, na geladeira. Coe, guarde em outro vidro e conserve na geladeira por uma semana. Para limpar o rosto, umedeça-o primeiro com água morna. Em seguida, embeba um disco de algodão no leite de limpeza e passe-o suavemente sobre a pele. Repita até que a pele esteja limpa. Enxágüe com água morna e aplique um tônico ou adstringente.

Tônico Facial. Descascar um pepino e utilizar a polpa no rosto. Essa fórmula serve para tonificar a pele e também para deixá-la limpa.

Pele de Pêssego. A fórmula, muito antiga, fazia parte do receituário da vovó para nutrir a cútis. As gorduras do iogurte natural formam uma película que protege a pele, garantindo uma hidratação superficial. Em tempo: só use produtos que estejam dentro do prazo de validade e evite colocar iogurte ou derivados do leite sobre espinhas. O mel é ótima fonte de vitaminas, nutre e amacia a pele.

Creme de limpeza de água de rosas e glicerina para pele sensível. A pele sensível precisa de cuidados especiais. Use apenas os mais puros produtos naturais, limpe o rosto com água morna e aplique tônicos e hidratantes para protegê-la das agressões. Nesta loção, a água de rosas limpa com suavidade, a glicerina vegetal ajuda a pele a reter a umidade e o óleo essencial de rosa é calmante.

– 125 ml de água de rosas
– 125 ml de glicerina vegetal
– 2 gotas de óleo essencial de rosa

Misture os ingredientes numa garrafa e agite bem. Umedeça a pele com água morna e massageie-a suavemente com essa loção, usando a ponta dos dedos. Em seguida, enxágüe o rosto com água morna

Creme de limpeza de flor de laranjeira para pele madura ou seca. A pele madura se beneficia dos tratamentos hidratantes e dos óleos essenciais regeneradores. Este creme nutritivo é indicado tanto para a pele seca quanto para a madura. Os óleos essenciais de flor de laranjeira e palma rosa rejuvenescem; a vitamina E e o extrato de semente de grapefruit servem de conservantes.

– 1 colher de sopa de cera de abelhas ralada
– 2 colheres de sopa de óleo dejojoba
– 1 colher de sopa de óleo de amêndoas
– 1 colher de sopa de óleo de coco
– 1 cápsula de 400 IU de óleo de vitamina E
– 4 colheres de sopa de água de rosas
– 3 gotas de óleo essencial de palma rosa
– 3 gotas de extrato de semente de grapefruit

Sob fogo baixo, aqueça a cera de abelhas e o os óleos de jojoba, de amêndoa e de coco, até que a cera derreta. Retire do fogo e acrescente a vitamina #. Reserve. Sob fogo baixo, aqueça a água de rosas. Espere amornar e, aos poucos, despeje a água de rosas sobre a mistura de óleos, mexendo com o batedor de ovos (ou batedeira, à velocidade mínima), até a mistura esfriar e ficar espessa e macia. Acrescente os óleos essenciais e o extrato de grapefruit. Coloque o creme num vidro e deixe esfriar antes de tampá-lo. Guarde em local fresco, e use o creme com moderação. Em seguida, aplique um tônico.

Esfoliante à base de açúcar. Coloque açúcar numa tigela pequena e junte suco de limão até formar uma pasta. O momento do banho é ideal para a esfoliação. Massageie a pele com essa mistura e, em seguida, enxágüe o corpo debaixo do chuveiro. Alterne essa pasta com outra, à base de amêndoas e óleo de gergelim. Sua pele vai ficar muito suave e a um custo nem um pouco salgado!

Luzes Naturais. A camomila possui uma substância ativa chamada azuleno, que interage com a melanina, o pigmento que dá cor aos fios, clareando o cabelo que já é loiro. Algumas pessoas tomam sol depois de aplicar o chá clareador. Isso acentua um pouco o efeito, mas também pode manchar a pele se algumas gotas de chá tiverem respingado na face ou no colo.

Hidratante simples. Encha um frasco borrifador com água destilada e junte algumas gotas de óleo de camomila ou de essência de rosas. Mantenha-se hidratada durante o dia inteiro, borrifando levemente essa agradável água perfumada sobre a pele, sempre que tiver vontade.

Loção de Crescimento para os cabelos.Misturar 50 ml de álcool de cereais, 10 ml de tintura de jaborandi, 50 ml de chá de equisetum.

Creme Redutor de Celulite

  • extrato alcoólico de hortelã
  • extrato alcoólico de centella
  • 2 tabletes de cânfora
  • 2 colheres de chá de creme de leite grosso

Coloque a mesma quantidade de planta (hortelã e centella) com o álcool de cereais em um vidro num lugar escuro. Depois de quatro dias filtre a mistura. Dilua os tabletes de cânfora nos extratos e acrescente o creme de leite. Misture levemente e aplique no abdômen em movimentos de massagem. Não existem fórmulas milagrosas. Tomar bastante água e fazer atividades físicas ajudam a resolver o problema.

Cera para Depilação com Cenoura

  • 4 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de suco de cenoura coado
  • 2 xícaras (chá) de suco de maracujá coado
  • 1 colher (sobremesa) de fubá
  • 1 xícara (café) de água

Leve ao fogo o açúcar, o suco de cenoura e o suco de maracujá, deixando ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes de depilar, faça a mistura da colher de fubá com a água, massageie bem, aplicando na área a ser depilada. Lave, enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano de algodão. Puxe a cera no sentido contrário do crescimento dos pêlos. Por último, lavar, secar e aplicar um hidratante com filtro solar.

Acalmar o Ardor de Sol. É uma receita rápida que não substitui os bons produtos contra queimaduras do sol, mas que ajuda a aliviar o desconforto enquanto você veste a camiseta para ir à farmácia mais próxima. Misture duas colheres de sopa de maisena a uma xícara de chá frio de camomila e passe no local. A camomila e a maisena têm efeito calmante sobre a pele.

 Esfoliante Corporal. Massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar misturado com um pouco de água, deve ter sido uma das primeiras formas de amaciar a pele descobertas pelas mulheres. O açúcar refinado e os grãos do fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas. Esse tratamento caseiro é eficiente e inofensivo desde que seja feito uma vez a cada 15 ou 30 dias, para evitar que a pele se afine demais e fique sujeita à vermelhidão ou irritações. Outro cuidado importante é evitar a esfoliação em áreas com espinhas. A fricção pode espalhar bactérias. 

Cabelos Brilhantes. Quem poderia imaginar que enxaguar o cabelo com duas colheres de vinagre dissolvidas em um litro de água dá brilho aos fios mais oleosos? Como tem efeito adstringente, o vinagre remove parte da oleosidade dos fios e do couro cabeludo, deixando o cabelo mais brilhante e sem provocar ressecamento.

 Cabelos Danificados

  • 1/2 colher de sopa de alecrim
  • 1 litro de água fervente
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã para cabelos escuros ou 1 colher de chá de suco de limão para cabelos claros

Faça um infusão do alecrim até a água esfriar. Coe e adicione o vinagre ou o limão. Depois de lavar os cabelos, coloque um pouco desta mistura nos cabelos e massageie. Não enxágüe. 

 Dicas retiradas dos sites: Discovery Home & Health, Terra Mulher , Blog mini saia , 1001 soluções naturais  e Acessa  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s