É o que? / Vídeos

A senhora é cumplice, mãe!

Senso crítico, sensibilidade e humor. Características que fizeram de Henfil um dos maiores mestres do cartum nacional. Nos seus 25 anos de carreria, Henfil defendeu a democracia, a liberdade de expressão e a justiça social, tendo uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país.

Contraiu o vírus da Aids devido a uma transfusão de sangue, durante tratamento da hemofilia, e faleceu em 1988, em decorrência da doença.

Assista aqui o curta-documentário “Cartas da Mãe”, que revela um Brasil através das cartas que Henfil escreveu.

Sinospe:

Cartas da mãe é uma crônica sobre o Brasil dos últimos 30 anos contada através das cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe, Dona Maria. Estas cartas, publicadas em livros e jornais, são lidas pelo ator e diretor Antônio Abujamra enquanto desfilam imagens do Brasil contemporâneo. Política, cultura, amigos e amor são alguns dos temas que elas evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual. Artistas, políticos e amigos de Henfil, entre eles o atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o escritor Luis Fernando Veríssimo, os cartunistas Angeli e Laerte e o jornalista Zuenir Ventura, falam sobre a trajetória do cartunista dos anos da ditadura militar até sua morte. Animações inéditas de seus cartuns complementam o documentário dirigido por Fernando Kinas e Marina Willer de 2003.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s