Eventos e oportunidades / Nosso ambiente

Estágios de Vivência em Movimentos Sociais

Esse mês estão abrindo inscrições para diversas oportunidades de estágio de vivência em movimentos sociais de diferentes estados. Essa é uma ótima oportunidade para se aprofundar nas questões sociais do país e vivenciar um pouco da realidade dos que se organizam para conquistar seus direitos.

______________________________________________________________________________________________

Estágio Interdisciplinar de Vivência – EIV/ RJ 2010

26 de fevereiro a 14 de março

 

O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) é uma experiência em que os estudantes universitários têm a possibilidade de conhecer e vivenciar a realidade de assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no estado do Rio de Janeiro.

Buscamos através de essa experiência aproximar os estudantes da realidade do campo e dos movimentos sociais, problematizando a realidade agrária, a fim de pensar o papel dos estudantes e da universidade.

PRÉ-REQUISITO: Seminário de Questão Agrária nos dias 19 e 20 de dezembro. O evento será na UFRRJ, Universidade RURAL em Seropédica. Haverá transporte para levar os estudantes, saindo do centro no dia 18 à noite.  Nesse final de semanas discutiremos algumas questões importantes e apresentaremos o EIV e a sua metodologia, além de outras atividades.

 

16º Estágio Interdisciplinar de Vivência em

Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo

Nós, Núcleo de Apoio à Reforma Agrária “Chico Mendes”, nos encontramos frente à organização do XVI Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo e estamos convidando os estudantes das diversas áreas de atuação para participarem deste Estágio.

O Estágio de Vivência é uma iniciativa da executiva de curso da Agronomia (FEAB) que busca complementar a formação acadêmica do estudante através de reflexões feitas durante o estágio, e depois deste, levar o individuo a se sensibilizar com a conjuntura da sociedade.

Todo o estágio conta com uma metodologia participativa, onde o próprio estagiário se encarrega de realizar as tarefas básicas para o convívio e se insere em grupos de discussões.

Podem fazer o estágio estudantes de qualquer curso e universidade.

O EIV será realizado de 11 a 31 de janeiro de 2010, dividido em 3 fases:

Preparação: Esta fase se realiza em Botucatu, na UNESP onde serão promovidas atividades de formação, de interação e culturais. Serão abordados temas como Interdisciplinaridade, Universidade, Questão Agrária, Conhecimento Tradicional, Tecnologia, Mídia e Movimentos Sociais entre outros (6 DIAS).

Vivência: Durante esta fase, os estagiário serão divididos entre as famílias escolhidas nas regiões de Iaras, Itapeva, Apiaí e Itararé, onde passarão a vivenciar as atividades que compõe a rotina da família, assim como as práticas de trabalho (12 DIAS).

Avaliação:  Nesta fase os estagiários retornam a UNESP e compartilharão as experiências vivenciadas, avaliarão o corpo do estágio e poderão gerar perspectivas de continuação aos ensinamentos obtidos (3 DIAS) .

O processo de seleção se dará com o preenchimento da ficha de inscrição e a escolha dos estagiários pelo grupo Chico Mendes.

Costumamos pedir aos estudantes que tragam 2 livros (novos ou usados) que serão destinados a doação para a Escola de Agroecologia Laudenor de Souza, do MST, em Itapeva e outros Centros de Formação.

Será pedida também uma colaboração de R$25,00 para cada estagiário(apenas para os que forem selecionados), com a finalidade de custear cozinheiras, gasolina, imprevistos…

Núcleo de Apoio à Reforma Agrária “Chico Mendes”

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES PELO E-MAIL:

grupo_chicomendes@yahoo.com.br

CONTATOS

 (14) 3815 1154 – Gabriel (Ripa)

 (11) 8342 1705 – Patricia (Maiôta)

 

 IV EIV Espirito Santo

Estão abertas as inscrições do IV EIV Espirito Santo, que será realizado de 18 de janeiro a 04 de fevereiro, e ocorrera em áreas de reforma agrária, agricultura camponesa e territórios indígenas, teremos vagas abertas para estudantes ou não de outros estados, então por favor, ajudem na divulgação.

As inscrições vão de 16 de novembro a 14 de de dezembro, os interessados devem acessar o blog www.estagiodevivenciaes.wordpress.com, lá além de outras informações sobre o estágio, encontra-se a ficha de inscrição, que deve ser enviada para o e-mail estagio.vivencia@ yahoo.com. br, depois é só aguardar a confirmação.

contatos: em vitória  (27)92285459  (27)92285459 Heider
              em alegre (28)92511108 Grilo  

Comissão Organizadora IV EIV ES

 

III ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA (EIV)

DE SANTA CATARINA EM ÁREAS DOS MOVIMENTOS SOCIAS CAMPONES

Estamos apresentando a proposta de realização e convidando-o/ a para participar do III Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Catarina que acontecerá entre os dias 05 e 25 de janeiro de 2010 em áreas dos movimentos sociais camponeses: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento das Mulheres Camponesas (MMC).  

O Estágio Interdisciplinar de Vivência representa um importante instrumento pedagógico que possibilita aos estagiários, de todas as áreas do conhecimento e atuação, vivenciar e compreender a realidade agrária brasileira, o povo camponês e a luta pela terra.

A universidade oferece muitas propostas de formação profissional que não prestam a devida atenção as demandas e carências dos grupos sociais que  situam-se em posição marginalizada. Assim, com o EIV, tem-se a perspectiva de despertar a consciência crítica dos estagiários, provocar o questionamento quanto as ações da universidade, a formação recebida e a estrutura da sociedade, bem como, apresentar as ferramentas de luta construídas historicamente pela classe trabalhadora, possibilitando um engajamento para transformação.

O EIV é dividido em três fases:

1. Preparação (05 a 10/01):  com a qual objetiva-se o aprofundamento teórico de temas que  pretendem subsidiar os/as estagiários/as  para uma melhor compreensão da realidade que irão vivenciar.

2.Vivência (11 a 20/01): constitui a fase em que ocorre a interação entre o/a estagiário/a e as famílias, quando ele/ela passa a conhecer os processos organizativo, político, produtivo, social e cultural dos Movimentos Sociais Camponeses.

3. Avaliação (21 a 25/01): fase reservada para a socialização das experiências individuais, aprofundamento dos temas abordados na preparação e avaliação da experiência do estágio, debate em torno das lutas atuais e das ferramentas para construção delas.

 As fases de preparação e avaliação acontecerão na cidade de Fraiburgo, região oeste de SC. A ida e volta até esta cidade é de responsabilidade dos estagiários. Todos os custos (alimentação, estadia, transporte) durante o EIV é de responsabilidade da Comissão Político Pedagógica organizadora do EIV. Para que os estagiários não tenham nenhum custo, os EIV 2010 se limitará a 60 estagiários.

Inscrições: enviar a ficha de inscrição (anexa) para o email eiv_sc@yahoo. com.br até 10/12/2009.

Contatos: Anna (48)  8804-5635, Danuza (48) 8817-1752 ou Aline (48) 9621-7941.

Organização:

Coordenação Político Pedagógica do EIV-SC 2010

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s