É o que? / Nosso ambiente

Dicas de presente de Natal!

Pois é gente. O Natal está chegando e com ele a correria e dor de cabeça para comprar os presentes dos nossos chegados. Presentear e ser presenteado é muito bom, mas não podemos esquecer que estamos celebrando o nascimento de um dos homens mais humildes que já existiu, Jesus. E infelizmente, seu aniversário se tornou uma grande farra consumista, onde muitas pessoas estão mais preocupadas com o presentes e festas do que com o real significado da comemoração que é o amor e a oportunidade de fortalecer a união familiar.

Críticas à parte, a verdade é que todos temos nossa listinha de familiares, amigos, namorado (a), amigos secretos…e por aí vai, para presentear.  Então, já que o décimo terceiro já está comprometido mesmo, não custa nada procurar presentes alternativos. Algumas pessoas possuem uma habilidade natural para trabalhos manuais, nesse caso, nada melhor do que presentear com algo feito pelas suas próprias mãos. Com certeza o presente irá ganhar um significado especial para quem o receber. Já quem não tem tanta facilidade para produzir seus próprios presentes pode optar por comprar produtos que ajudem a uma causa, ou que sejam feitos de material reciclado. Existem muitas cooperativas, grupos comunitários que fazem trabalhos maravilhosos. Com certeza há algo para cada nome na lista.

Bom, vou passar dicas de alguns sites onde você poderá dar um(a) de Papai Noel, colaborando com o meio ambiente e com o desenvolvimento das comunidades.

 

No Compre Sustentável, cada produto comprado gera renda para a comunidade que o produziu e um percentual para uma entidade sem fins lucrativos, que pode ser escolhida no ato da compra pelo site.

Lá você irá encontrar vários objetos de decoração e até petiscos amazônicos especialmente produzidos para o natal, como o Mini Panetone de Cupuaçu! Delícia!!

A Rede Asta reúne artesãos de comunidades carentes do Rio de Janeiro que fazem trabalhos com moda e decoração. As peças são vendidas por conselheiras diretamente aos consumidores finais, num processo parecido com o das grandes redes de cosméticos. As compras também podem ser realizadas através do site!  Com certezavocê irá encontrar muita coisa linda e colaborar para gerar sustentabilidade através de uma justa distribuição de renda e um consumo consciente.

O Ciclicca é um blog bem legal, na verdade a proposta é de ser um empório eco-sustentável. Poduzido pela Designer Cristiane Iannacconi, lá você poderá encontrar informações e idéias sobre ecologia, cultura, arte, moda, decoração…Vale a pena tentar copiar os enfeites de natal feitos com material que iria para o lixo!

O Catálogo Sustentável é uma ferramenta online que armazena informações sobre produtos e serviços avaliados e selecionados pela equipe de especialistas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces) a partir de critérios de sustentabilidade.

Bom, por enquanto é isso. Se alguém tiver mais dicas é só mandar que eu atualizo esse post! Um feliz natal para todos!!!

Deixe um comentário